Os três tipos de informação
Os três tipos de informação: técnica, semiótica e pragmática.
Esses três tipos foram classificados por Warren Weaver sobre o trabalho de seu parceiro de pesquisa, o engenheiro Claude Shannon, que formulou a “Teoria Matemática da Informação”.
A informação técnica é aquela que foi matematizada por Claude Shannon sob o nome de “entropia da informação”. É medida em bits (adimensional) e sua distinção operacionalé sinal/ruído e seu valor (de expectativa) é dado por um grau de incerteza (distinção provável/improvável).
Informação semiótica pode ser um outro nome para “signo”. Sua distinção operacional é significante/significado. É uma informação qualitativa, medida por signos e códigos sob o grau de relevância (+/– significante).
A informação pragmática trabalha com o sentido. Sua distinção operacional é entre auto e heterorreferente. Seu valor de expectativa é o grau de efetividade (sucesso/fracasso).
No primeiro caso temos uma distinção técnica, no segundo social e no terceiro societária.
Há um quarto nível que podemos chamar de “funcional” ou “conectivo”. E neste caso, estamos trabalhando com funções (computação) e não apenas com informação. É um nível recursivo, holístico e evolutivo. É aquele que liga as formações societárias entre si.