daltux

Linux

Desenho cartunístico de um pinguim azul que segura um escovão e uma toalha, como se acabasse de tomar banho.GNU Linux-libre é, atualmente, o núcleo oficial do sistema operacional GNU. É quase o mesmo que Linux, o grande kernel que costuma ser usado não apenas com o GNU como com diversos outros. Contudo, Linux-libre é o resultado de um processo de detecção e limpeza de partes privativas a cada lançamento do Linux, visando garantir, diferentemente deste, que seja 100% software livre.

Leia mais...

Para quem se pergunta se é preciso reinstalar Linux a cada nova versão lançada, a resposta, francamente, é sim! E isso é muito mais frequente do que o establishment faz com que você acredite. Ainda que resumida, o que segue é uma explicação técnica, mas vá diretamente ao fim se preferir.

Leia mais...

🇬🇧 English version available / Uma versão em inglês também está disponível.

Discordo fortemente quando alguém afirma equivocadamente que “Linux” — querendo frequentemente dizer GNU — seria projetado para ser utilizado apenas pela linha de comando. Alegam que, por isso, usuários finais seriam melhor satisfeitos por um ou dois sistemas operacionais não livres para computadores pessoais, especialmente o que domina o mercado.

Leia mais...

🇵🇹🇧🇷 Versão em português disponível / A Portuguese version is available.

I strongly disagree when people mistakenly claim that “Linux” (meaning GNU and other Unix-like) is designed to be used only on the command line interface, and therefore end users would be better served by one or two more common desktop operating systems, especially the currently dominant one.

Read more...

Última revisão: 13/11/2023

Ubuntu, recentemente (22.04[1] em diante), na sua variação para desktop, inclui um serviço “systemd-oomd” que mata processos que estejam consumindo muita memória, preventivamente, bem antes que ela se esgote e haja potencial travamento. A ideia parece boa, porém, como está implementada, acaba sendo exagerada.

Leia mais...