Receita: Bolo Pão de Mel
Contextos
Essa é uma das melhores receitas que faço. Mal me lembro onde eu a encontrei pela primeira vez. Acho que numa versão antiga do Receitas de Minuto. Fiz umas pequenas adaptações, alterando a proporção de farinha de trigo e leite; e guardei a receita já adaptada em anotações próprias.
Porém, fazia algum tempo que não colocava esse bolo para assar. Por ser um bolo pão de mel, o ingrediente essencial e chave para ficar uma delícia é: mel.
E qualquer um que frequente um supermercado ou lojinhas à granel sabe o preço proibitivo de uma garrafa de mel.
Eu perdi meus atravessadores pessoais desse líquido viscoso e dourado: os pais de um amigo moravam no interior (Tianguá), e iam e vinham com frequência para a capital, agora se mudaram de vez e já não podem fazer o tráfico.
Até o dia que, após comentar com uma colega de trabalho sobre esse bolo, ela ficou de me trazer mel. Demorou, mas ela chegou com um pote daqueles de geléia cheinho de mel bem claro. Como gratidão, fiquei de levar o bolo para os colegas e, num domingo à tarde, tomei coragem de prepará-lo (não que seja difícil o preparo, mas às vezes só queremos ficar de barriga pra cima nos domingos à tarde).
Receita
Ingredientes
Bolo
- 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio em pó
- 3 xícaras (chá) de leite
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 3 xícaras (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de mel
- 5 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de canela em pó
Ganache
- 100gr de chocolate meio amargo derretido
- Creme de leite
Modo de Preparo
- Untar a forma e pré-aquecer o forno a 200~230°C.
- Dissolva o bicarbonato em uma xícara de leite.
- Coloque na batedeira junto com todos os outros ingredientes. Sem uma ordem específica. Botar os secos primeiros talvez ajude a não voar farinha por aí.
- Bater até ficar homogêneo.
- Levar ao forno por cerca de 30 a 40 minutos. Fazer o teste do palito para ter certeza.
- Deixe o bolo esfriar para desenformar.
- Para ganache, derreta o chocolate em banho maria ou pondo de 30 em 30 segundos no microondas. Adicione creme de leite ao chocolate derretido. Isso sempre faço no olho, perdoe. Evite por muito creme de leite para não ficar sem gosto. Depois basta espalhar sobre o bolo.
Fotos dessa belezura
Observem a consistência da massa, é mais líquida mesmo.
Fui obrigado a fazer dois bolos: um pro trabalho e um para casa, pois minha esposa não admitiu dividir. Essa foto foi batida logo após eles sairem do forno. Observem que o bolo fica moreninho mesmo, mas ainda claro.
Essa foto foi batida no dia seguinte, antes de desenformar. Vejam que eles ficam mais morenos. Lembrem disso pra evitar queimar.
Me diga se essa foto não entregou tudo?
Perguntas perguntadas com frequência
Qual o tamanho da forma para essas quantidades? Uma forma grande de bolo furado no meio, normalmente com 24cm de diâmetro. Normalmente eu faço metade dessa receita para uma forma de 20cm de diâmetro.
Pode trocar a manteiga por margarina? Pode, não tem grandes alterações de sabor ou textura…
Ao desenformar, mesmo untando bem, uma parte ficou grudada na forma. O que fazer? Fica mesmo, desconfio que é fruto da alteração de proporções de leite e farinha que fiz. A massa fica menos densa quando crua, em compensação fica bem molhadinha quando pronto. Aceitei que há males que vem para o bem! Também é uma ótima desculpa para cobrir o bolo de ganache.
Pode fazer a ganache com chocolate ao leite? Aposto 10 real contigo que com chocolate meio amargo o equilíbrio do bolo e da cobertura vai ser melhor, mas seja livre.
Precisa mesmo cobrir com ganache? Não, ninguém é obrigado a ser feliz!
Pode trocar mel de abelha por mel karo? Não! Saia imediatamente daqui!