Teste simples de desempenho de HDD, SSD e SD
Seguem resultados de um rápido #teste de desempenho de leitura de dispositivos de armazenamento de dados comuns em algumas máquinas. São quatro unidades de discos rígidos (HDD), duas unidades de estado sólido (SSD) e um cartão de memória MicroSD. Os testes foram realizados utilizando o software GNOME Disks enquanto as partições existentes estavam montadas, ainda que sem uso intenso.
O SSD contido no laptop com #Ubuntu 18.04, em especial, está em uso há dez anos ou mais e já passou por três máquinas como dispositivo de armazenamento principal. Já soma mais de um ano ligado e não apresenta erros, segundo dados de SMART apresentados pelo GNOME Disks. Foi o mais barato de fabricante razoavelmente confiável (SanDisk no caso) encontrado à época.
Com a recente ampla disponibilidade de interação da máquina com o SSD por NVMe, a diferença de acesso aos dados tende a ser mais gritante ainda.
Apesar de não ter sido feito teste de gravação (há inúmeros disponíveis), a conclusão óbvia é a de que, por mais simples que seja o SSD, já está décadas à frente em quesito desempenho e se equipara ou talvez até ultrapasse em durabilidade, portanto passamos da hora de abolir os HDs no cotidiano.
Laptop com Ubuntu 22.04
HD principal (SATA)
HD externo (USB) Samsung M3 Portable
Laptop com Ubuntu 18.04
SSD (SATA) contendo partição principal (dados do sistema e de usuários)
HD (SATA) contendo partições secundárias (swap, NTFS entre outras)
Desktop com Ubuntu 18.04
SSD (SATA) contendo partição principal (/
)
HD (SATA) contendo partição do usuário (/home
)
Raspberry Pi 3 Model B
MicroSD classe 10
🇧🇷 🇵🇹 Este blog © 2023 por Daltux é publicado sob a Licença CC BY-SA 4.0.
🇺🇸 🇨🇦 🇬🇧 This blog © 2023 by Daltux is licensed under CC BY-SA 4.0